terça-feira, 2 de abril de 2019

Teoria Comportamental de Watson

Teoria Comportamental de Watson

John Watson (1878-1958), foi um psicólogo norte-americano e é considerado o fundador da psicologia do comportamento, ou então, behaviorismo, que foi uma das correntes predominantes da psicologia no século XX.
Watson entrou na Universidade de Chicago onde faz uma pós graduação em filosofia contudo acaba por entender que as áreas que realmente despertam o seu interesse são a biologia e psicologia.
Aos 25 anos tornou-se o mais novo doutorado da Universidade de Chicago e defendeu uma tese relativamente á relação entre o comportamento de ratos-brancos de e o sistema nervoso central.

O Comportamento 
Uma das sua principais preocupações foi desviar-se da psicologia tradicional que considerava que o estudo da mente era o objetivo da psicologia, contudo Watson discordava. Este afirmava que a psicologia teria de se afirmar como uma ciência objetiva e experimental. Watson não negava os estados mentais e a consciência mas considerava que esse não poderia ser o objeto de estudo da psicologia pois esses elementos eram constituintes da vida pessoal de cada indivíduo e não um objetivo de estudo de uma ciência.

Watson define a psicologia como a ciência que estuda comportamentos objetivamente observáveis que explica o comportamento em termos de relações entre estímulos e respostas.                                                     
                                                                      E → R

O behaviorismo de Watson defende o uso de observações objetivas do comportamento com o objetivo de estabelecer meios gerais do comportamento.
Para Watson o comportamento é resultado da influência do meio ambiente em que o indivíduo se insere e considera a aprendizagem como o processo psicológico mais importante.

Conceito de Comportamento 
De acordo com o behaviorismo clássico, o comportamento é a resposta de um organismo a uma situação.

        R = f (S) → O comportamento, a resposta (R), é função (f), isto é, depende da situação (S).

Basicamente, o comportamento não é determinada por apenas um estímulo mas sim por um conjunto complexo de estímulos que se designa por situação (S).
A cada situação corresponde um comportamento, ou seja, um conjunto de respostas:

Respostas explícitas: que são respostas diretamente observáveis.

Respostas Implícitas: que são respostas que não são oberváveis diretamente.

Esta teoria foi bastante criticada pois não permitia explicar a diversidade e a complexidade do comportamento humano.

Experimento Bebé Albert
Um dos seus mais famosos e duvidosos experimentos foi o experimento Bebé Albert.
Watson deslocou-se a um orfanato onde encontrou um bebé de 11 meses e este foi escolhido como cobaia para o ser experimento.
O objetivo do experimento era condicionar a criança para ter medo de um rato que este não temia antes do experimento.
Ao início quando o rato lhe era mostrado a criança queria brincar com ele.
Para ser possível estabelecer a relação de medo de Albert para com o rato, era feito um barulho enorme atrás da sua cabeça cada vez que o rato era mostrado e após um tempo a criança mostrou-se condicionada pois tinha ataques de choro cada vez que via o rato, e depois fizeram o mesmo com outros animais. Após o experimento a criança passou a ter medo de ratos, coelhos, peles brancas e até mesmo da barba do Pai Natal, tendo ataques de choro cada vez que os via, a vida da criança ficou bastante condicionada pois esta era bastante calma antes do experimento e após o mesmo passou a ter várias vezes ataques de ansiedade pois também foi submetida a testes durante meses.
Após o experimento havia um processo de remover o condicionamento da criança contudo esse nunca foi realizado, este experimento fez com que Watson fosse despedido da universidade onde trabalhava.

Contribuição de Watson para a Psicologia 
A teoria comportamental de Watson dominou a psicologia naquele tempo, contudo começou a perder esse mesmo domínio na década de 50 mas muitos conceitos são usados ainda nos dias de hoje, tais como o condicionamento e modificação do comportamento usados na terapia e o treino comportamental utilizado em pacientes para mudar comportamentos problemáticos e desenvolverem novas habilidades.


Nádia Pacheco, nº16, 12ºC 

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