Definir conação.
Conação é um termo usado
para referir a capacidade de aplicação de energia intelectual a uma
tarefa, da forma necessária e ao longo do tempo, para que uma solução
seja alcançada, para que a tarefa seja completada. É um conjunto de
processos que se ligam a execução de uma acção ou comportamento, que
movem o ser humano num dado sentido.
No fundo, conação é a
motivação, o empenho, a vontade e o desejo que move os indivíduos em
direcção a um fim ou objectivo que, ao dar sentido à sua acção, faz com
que esta tenha significado para ele.
Caracterizar os
processos conativos: tendência e intencionalidade.
A intencionalidade de um
pensamento, emoção, percepção, etc. existe quando esse mesmo pensamento,
emoção ou percepção é acerca de algo. Isto é, dizer que um estado mental
tem intencionalidade significa que ele é acerca de alguma coisa. Por
exemplo, quando pensamos, pensamos acerca de alguma coisa, logo o
pensamento é intencional; quando sentimos, sentimos em relação a alguma
coisa, logo o sentimento é intencional.
A tendência é o impulso
espontâneo que orienta a conduta do indivíduo, vai do sujeito para o
objecto, responde a uma necessidade interna e leva-nos a concretizar os
nossos próprios objectivos. É omnipresente, persistente e inacabada.
Face a uma necessidade, um desequilíbrio, há um impulso ou tendência que
nos leva a querer satisfazê-la rápida e eficazmente. Depois da resposta
dada, encontramo-nos saciados e, por isso, reequilibrados.
tendências são a força e a
energia motivacional e podem ser primárias ou secundárias: as primárias
acontecem desde sempre e são independentes da aprendizagem (ter fome,
sede, frio), enquanto as secundárias são aprendidas nos processos de
socialização e correspondem a necessidades sociais (tendência para as
línguas ou para o desporto, ou para as ciências). Quanto ao objecto, as
tendências podem ser individuais quando se relacionam com os interesses
pessoais do indivíduo, sociais quando estão na base de interacções
sociais e têm a ver com as relações com os outros e ideais se se
relacionarem com a promoção de valores intelectuais, estéticos ou
éticos.
Hugo Pinto Nº09 12C
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