O que é a emoção?
Emoção é uma sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Vivenciar emoções é muito pessoal, elas podem ser sentidas de formas diferentes por cada pessoa. É a emoção que leva uma pessoa a reagir diante de um acontecimento. De acordo com a emoção vivida podem acontecer reações físicas como alteração da respiração, choro, vermelhidão e tremores.
Características das emoções:
Tempo: a emoção tem um principio e um fim;
Alterações corporais: traduzem-se em varias manifestações corporais;
Causas e Objetos: as emoções têm sempre uma causa e direcionam-se sempre para um objeto;
Versatilidade: aparecem e desaparecem com rapidez;
Polaridade: podem ser positivas ou negativas;
Reações: são sempre uma reação a algo;
Interpretação: traduz uma interpretação dos factos.
Interpretação: traduz uma interpretação dos factos.
Tipos de emoções
Emoções primárias ou universais: alegria, tristeza, medo, cólera, surpresa ou aversão. Assentam numa base inata e os seu aparecimento não depende da aprendizagem
Emoções secundarias ou sociais: vergonha, ciúme, culpa ou orgulho. Foram construídas sobre as emoções iniciais e implicam o recurso a aprendizagens feitas.
Emoções de fundo: bem -estar, mal-estar, calma ou tensão.
Carácter específico dos processos emocionais
As emoções é algo difícil de esconder, sendo uma forma de comunicação. Simples gestos como: torcer de mãos, arquear as sobrancelhas, semicerrar os olhos, descair do lábio, pela alteração do tom de voz, entre outros sinais, denunciam o que estamos a sentir.
É através das emoções que o recém nascido comunica para poder manifestar as suas necessidades e desejos, uma vez que esta desprovido da possibilidade de sobreviver sozinho. Os sinais emocionais, sorriso, expressões faciais, choro, grito, constituem um sistema de comunicação precoce que permite ao bebé levar o adulto a participar na sua sensibilidade e a obter as repostas necessárias ao seu bem-estar e à sua sobrevivência. Por suas vez, o adulto interpreta e responde.
Afetos e sentimentos
Os sentimentos são experiências privadas que, ao contrario das emoções, não podem ser observados por outras pessoas. As emoções estão na base dos sentimentos. As emoções acontecem e passam, podendo voltar desde que um estímulo as desencadeie, os sentimentos ficam e acompanham-nos ao longo do tempo com maior ou menor intensidade.
Fases dos sentimentos, segundo António Damásio:
Estado da emoção: a emoção pode ser desencadeada e experimentada de forma inconsciente;
Estado do sentimento: pode ser representado de forma não consciente;
Estado de sentimento tornado consciente: conhecido pelo organismo que experimenta a emoção e o sentimento.
Concluindo, para que os sentimentos possam ter influência sobre o sujeito para além do momento, a consciência tem de estar presente.
Concluindo, para que os sentimentos possam ter influência sobre o sujeito para além do momento, a consciência tem de estar presente.
Filipa Silva nº8
Sem comentários:
Enviar um comentário