A identidade pessoal é o sentimento intrínseco de ser o mesmo, permitindo que nos reconheçamos como sujeitos únicos, como atores das nossas experiências passadas, presentes e futuras. " Eu sou eu, diferente de todos"
Características da identidade:
- Realização: a identidade remete para a realização de si próprio através da ação. Construímos-nos, agindo. A continuidade é assegurada pela mudança;
- Continuidade: sentimento de nos reconhecermos os mesmos ao longo do tempo;
- Estabilidade: representação mais ao menos estruturada, estável, que temos de nós próprios e e que os outros têm de nós;
- Unicidade: um comportamento com determinadas características que reflete a ideia de unidade, de coerência, de nós próprios;
- Diversidade: corresponde ao facto de sermos várias personagens numa única pessoa ( aluno, filho, amigo, elemento de uma banda, de um clube, ect..);
- Autoestima: a identidade está ligada a uma visão positiva de si próprio.
Desde o seu nascimento o individuo inicia uma longa interacção com o meio em que está inserido, a partir do qual constituirá não só a sua identidade, como a sua inteligência, seus medos, sua personalidade, etc. O recém-nascido não tem consciência da sua identidade, é o corpo que vai ser a base do sentimento de identidade através das interações que estabelece com o ambiente.
A construção da identidade é considerada a tarefa mais importante da adolescência, pois é uma fase em que os indivíduos começam a reafirmar os seus objetivos e ideias.- modificações corporais que decorrem do funcionamento da glândulas sexuais vão modificar profundamente a aparência física do jovem;
- o corpo infantil vai ser agora um corpo sexualizado que é gerador de grande ansiedade e insegurança;
- mudanças de humor, a alternância de estados psicológicos em que domina a alegria para, logo a seguir, a tristeza aprofundam os sentimentos de insegurança;
- progressivo distanciamento dos pais;
- o grupo de pares passa a ser a referência privilesendo fonte de modelos de identificação para o adolescente;
- a família e os professores assumem um papel importante nesta construção, tal como os programas televisivos, uma vez que servem de referência para os adolescentes, pois estes seguem os seus modelos.
Erik Erikson |
Segundo Erikson, há a possibilidade de ser formar o que se designa por identidade negativa, que pode ocorrer quando o jovem se opõe a todas as normas e valores, o que pode conduzir, entre outros registos, à formação de gangues. Estas mudanças de passagem de criança para adulto, são marcadas, em muitas sociedades, por rituais de passagem que são meios facilitadores deste processo de adaptação.
Concluindo:
No final da adolescência o jovem obtém uma identidade cumprida, isto é, ele será capaz de sentir uma sequência interior e um seguimento do que significa para as outras pessoas.
Filipa Silva nº8
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