terça-feira, 2 de abril de 2019

Bipolaridade

Perturbação bipolar 

  A perturbação bipolar é uma doença que provoca alterações no comportamento e leva uma pessoa à variação de momentos de felicidade e de depressão repentina. As "mudanças de humor" significam a alternância entre o estado eufórico e disfórico. 

 As 3 fases da bipolaridade


  "Mania" - A euforia destaca-se pelo estado de exaltação de humor, como o aumento da energia, sem qualquer justificação. Nesta fase, a pessoa não se encontra deprimido ou alegre por uma razão. A mudança de comportamento na euforia é súbita, o indivíduo não tem noção do seu estado ou tenta arranjar uma causa que justifique. A "mania" é caracterizada pela hiperatividade, o aumento da impulsividade e a obsessão com determinado assunto. 

 "Hipomania"- Esta fase é designada por um estado mais "leve". Geralmente, a pessoa sente-se mais sociável e extrovertida, mais dinâmica e com uma maior auto-estima. Este estádio, também chamado de ciclotimia,  não é elevado até aos extremos, isto é, não chega ao estado eufórico ou depressivo na sua totalidade. Em contrapartida, os sintomas causam uma forte perturbação ou dificuldade no funcionamento familiar ou ocupacional. 

 "Depressão/melancolia"- Esta fase é caraterizada pela falta de iniciativa ou vontade, prazer e energia; insonias e pensamentos obsessivos de desvalorização e de culpa. 


Bipolaridade tipos 1 e 2 


 Tipo 1- a pessoa tem ou já teve alterações significativas ou com alguma permanência em episódios maníacos, hipomaníacos ou depressivos, recentemente. Por exemplo, o aumento na atividade dirigida ou produtiva, ou comportamento e emocionalidade agitada, e pelo contrario, uma redução significativa do nível de interesse ou prazer na maioria ou em todas as atividades. 

 Tipo 2- a pessoa tem ou já teve, pelo menos um episódio depressivo, durante 2 semanas consecutivas na maior parte do tempo provocando uma modificação face ao seu funcionamento anterior. Por exemplo, o humor depressivo, a dificuldade em adormecer ou dormir mais que o habitual e dificuldades de raciocínio, concentração ou tomada de decisões. 


 A bipolaridade promove alternâncias de humor nos indivíduos que apresentam esta perturbação, prejudicando- os ou não, porem é necessária a máxima compreensão e atenção para ajudar quem experiencia este problema.  


Raquel Monteiro




Sem comentários:

Enviar um comentário