segunda-feira, 3 de junho de 2019

Cultura


Auto organização e criação sociocultural

O ser humano procura ativamente significados pessoais nas suas experiências. A atribuição de significados às suas experiências faz com que este crie uma sequência compreensível da sua história pessoal

Damos significados pessoais ás nossas experiências e assim vamos conseguindo criar uma sequência compreensível, situando a nossa história no tempo.
Ao produzirmos essa nossa história vamos agir sobre nós, sobre os outros e sobre o meio sociocultural em que estamos envolvidos.



Esta associação, das experiências aos significados permite o ser humano se auto-organizar.
É desta forma que se constroem, organizando-se a si mesmos no seu envolvimento com o mundo.

Os significados que atribuímos (a experiências, pessoas, coisas...) são produzidos também por culturas. Desta forma, se juntarmos a nossa experiência e organizarmos a nossa história (auto-organização), os significados culturais e a participação ativa num meio sociocultural, podemos dizer que o ser humano é uma criação sociocultural.




Diz que o ser humano é uma criação sociocultural porque não é apenas influenciado pelos fatores internos e externos da história pessoal e pelos significados subjetivos e objetivos, mas também pelos significados culturais já existentes que mudam, desaparecem, são substituídos... 


Relativismo Cultural

 O relativismo cultural é um processo utilizado pelos antropólogos na realização de pesquisas sobre culturas diversas, observando-as com imparcialidade, tentando ao máximo não julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.

É uma ideologia defensora dos valores, princípios morais. O certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura, pois um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por povos de diferentes culturas.                                                                                                                                       

O Etnocentrismo pode ser caraterizado como sendo o oposto do relativismo cultural, porque coloca a sua própria cultura como ponto de comparação com as outras e torna-a o centro do mundo. Leva à inferiorização das restantes culturas com base no desconhecimento das outras culturas gerando intolerância, desrespeito e depreciação. Assim se originam preconceitos e ideias infundamentadas.




Mariana Pereira.

Significados e História Pessoal

As experiências vividas marcam cada indivíduo unicamente, desta forma, uma situação semelhante pode ser encarada de maneira diferente, depende de cada um e da sua experiência. 

A ligação que cada um faz com as suas experiências deve-se essencialmente aos significados atribuídos por cada um.
É através destes significados que cada um atribui que somos capazes de individualizar cada pessoa, situação ou contexto tanto biológico quanto sociocultural. 




Para que consigamos chegar ao significado devemos compreender o sentido que lhe atribuímos. Existe um processo de atribuição de significados pessoais às experiências com caráter subjetivo e outro de caráter objetivo.


Devemos ter em conta ainda que os significados também são produzidos por culturas e por isso podem mudar, desaparecer ou ser substituídos.

Então, desta forma, a história pessoal é influenciada pelas experiências individuais de cada um, que vão ser percebidas objetivamente, ou seja, o que realmente acontece, e por outro lado percebidas subjetivamente, a nossa perceção do que aconteceu. Assim dizemos que história pessoal é influenciada por fatores externos, caráter objetivo e internos caráter subjetivo.


Assim é criada a história pessoal.


Como a história pessoal de cada um é influenciada pelas experiências e a estas são atribuídos significados de caráter objetivo, que são fatores externos e significados de caráter subjetivos, denominados de fatores internos, dizemos então que a história pessoal de cada um é influenciada por fatores externos e fatores internos.


Diz-se então que o ser humano possui uma identidade multifacetada:


- Identidade específica: 
Permite que nos vejamos como pertencentes à espécie humana, dotados de características que nos assemelham, mas que nos distinguem das outras espécies.


                                                 
 

- Identidade sociocultural
Irmana-nos aos seres humanos da nossa cultura, regendo-nos todos por um conjunto de normas e padrões que nos distanciam das outras culturas.







- Identidade individual: 
Leva-nos a pensar em cada um de nós como uma singularidade irrepetível, dotada de características que nos diferenciam de todos os demais.





Lara Carvalho

Emoção

Emoção 

A emoção não tem uma definição concreta, há antes um conjunto de características que nos ajudam a distinguir a emoção de afeto ou sentimento.
  • As emoções estão associadas com o tempo. Por exemplo, quando algum casal acaba, ambos podem sentir-se tristes, frustrados mas ao fim de duas semanas ou um mês, já não se sentem da mesma maneira como se sentiam no momento. 
  • As emoções variam de intensidade. Por exemplo, quando experimentamos alguma  situação que nos faça sentir emoções negativas, como a morte de um familiar, essas emoções terão um grande impacto na nossa vida mental. 
  • As emoções refletem-se nas alterações corporais, como as expressões faciais, movimentos gestuais, ou a aceleração do ritmo cardíaco.
  • As emoções têm causas e objetos, que surgem a propósito de um acontecimento, de uma pessoa, de uma recordação ou ideia.
  • As emoções caracterizam-se pela sua versatilidade, aparecem e desaparecem de repente. 
  • As emoções determinam-se pela sua polaridade ora são positivas, como a alegria, ora são negativas, como o desgosto ou o medo. 
  • As emoções são reações a experiências e situações específicas, não se torna hábito uma pessoa ter as mesmas emoções como um ciclo regular.
  • A emoção não é determinada pelos factos, mas sim pela interpretação que nós fazemos dos mesmos. Por exemplo, um aluno que tire uma má nota num teste, pode culpabilizar os professores de modo a que sinta ira; ou pode considerar que não estudou o suficiente para o teste e então,  sentirá culpa.







Raquel Monteiro 


sábado, 1 de junho de 2019

Cultura

Influência da Cultura no Ser Humano

A cultura e os padrões culturais diferem de sociedade para sociedade, tal como a forma como influenciam as pessoas.

Quando nascemos, estamos sujeitos a ser influenciados pelos hábitos culturais do local onde nos encontramos, acabando por nos moldarmos de acordo com as influências que nos atingem.

Apesar da influência da cultura no ser humano ser inevitável, o ser humano altera constantemente o seu meio para poder evoluir.

Existem diversos aspetos nos quais somos influenciados, tais como:
  • Modo de agir das pessoas à nossa volta;
  • Costumes;
  • Gastronomia;
  • Vestuário;
  • Música;
  • Arte;
  • Literatura;
  • Religião;
  • Idioma.
De todos estes aspetos, apresento a seguir dois deles mais aprofundados.

Gastronomia:

Cada país tem a sua cultura alimentar (gastronomia), devido a isso, os alimentos que se consomem em culturas diferentes variam tendo em conta os seus hábitos alimentares.
Dependendo do local, são utilizados/consumidos alguns alimentos mais que outros.

Exemplos:



A dieta mediterrânica é conhecida pela sua utilização do alho como ingrediente base e pelo seu equilíbrio de alimentos, tornando-se uma dieta bastante saudável.



A dieta indiana é conhecida pela utilização de diversas especiarias e de vários molhos diferentes.







A dieta oriental é conhecida pela utilização em grandes quantidades do arroz.





Vestuário:

No pré-histórico, o Homem usava roupas apenas para se proteger do ambiente. Com o passar do tempo, as roupas começaram a ser usadas também para identificar pessoas (a sua posição social, o seu trabalho, a sua cultura e tradições). Povos de diferentes partes do mundo têm vindo a usar roupas como demonstrações de cultura e não apenas como necessidade de cobrir o corpo.

Exemplos:






Traje Tradicional Escocês




             

              






Traje Tradicional Indiano (feminino)
           
             




Traje Tradicional Oriental







Traje Tradicional Africano






Diversidade Humana

Existem dois tipos de diversidade humana, a biológica e a cultural.

A diversidade humana biológica são os traços anatómicos que podemos distinguir nos homens e nas mulheres.


Exemplos:
  • Cor da pele;
  • Formato e cor dos olhos;
  • Formato do rosto;
  • Formato do nariz;
  • Espessura dos lábios;
  • Cor do cabelo.

Quanto à diversidade cultural, a diversidade cultural são os aspetos que representam as diferentes culturas, são características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

Exemplos:
  • Linguagem;
  • Tradições;
  • Culinária;
  • Religião;
  • Costumes;
  • Política.




Sara Silva, nº18

Cultura


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O que é a cultura? 

A cultura é o conjunto de formas e expressões que caracterizarão no tempo uma sociedade determinada e que serão transmitidas às gerações seguintes. Pelo conjunto de formas e expressões, entende-se e inclui-se os costumes, crenças, práticas comuns, regras, normas, códigos, vestuário, religião, rituais e maneiras de ser que predominam na maioria das pessoas que a integram.


Padrões culturais

Os padrões culturais são o conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma cultura.

Resultado de imagem para padrões culturaisCada cultura tem em comum:
  • Língua;
  • História;
  • Religião;
  • Costumes e valores;
  • Organização social; 
  • Artefactos ( pintura, musica, ect..)
  • Hábitos;
  • Moral.
Existe alguns conceitos em ter em conta em relação aos padrões culturais, tais como:

Aculturação: A aculturação resulta do contacto contínuo entre indivíduos de diferentes culturas, provocando mudanças nos padrões culturais existentes, mudanças essas que tanto as podem enriquecer, como eliminar por completo, ou seja, os padrões culturais não são estáticos, contactam uns com os outros, originando o processo de aculturação.

Desculturação: A desculturação é o processo de perda ou destruição do património cultural, o que pode incluir apenas alguns elementos culturais ou toda uma cultura (pode acontcer de um modo traumático, como em situações de extermínio ou de genocídio).

Enculturação: O indivíduo interioriza os padrões culturais através do processo de socialização.

Influência dos conceitos na história pessoal:

Os conceitos variam de cultura para cultura e influenciam de diferentes formas na história pessoal de cada individuo. 
ExemploA mulher é vista de formas diferentes no médio ocidente e no médio oriente.

No médio ocidente a mulher tem direitos, tais como: 
  • Civis;
  • Trabalho;
  • Penal;
  • Privacidade; 
  • Liberdade e à segurança social; 
  • Saúde;
  • Construir relacionamento conjugal. 
No médio oriente a mulher não tem qualquer tipo de direito:
  • Não podem conversar com homens na rua a não ser da sua família;
  • Não podem entrar nos cemitérios por serem demasiado emotivas;
  • Não tem direito de andar de bicicleta por ser um ato que chama atenção aos homens;
  • Não podem ir na parte da frente nos metros, pois esse lugar é maior e para os homens. As mulheres devem de ir na parte de trás dos metros. 
  • Não tem o direito de entrar em competições desportivas; 
  • Não podem viajar sozinhas;
  • Foi proibida a venda da boneca barbie. É considerada uma ameaça para a moralidade e foi substituída pela Fulla. Essa é uma boneca criada na Síria. Elas possuem coleções de véus, cozinham, cantam, rezam e não tem namorados.
Resultado de imagem para direitos das mulheres no medio ocidente e oriente

Concluindo:
A cultura envolve um conjunto multidimensional e diversificado de fatores que nos permitem compreender as sociedades humanas no seu específico contexto espacial e temporal, determinante de comportamentos. Daí surge parte da sua grande importância.

Filipa Silva nº8

domingo, 26 de maio de 2019

Processos fundamentais da cognição social- Impressões


As pessoas que passam pela nossa vida distribuem-se por escalões que vão da indiferença quase completa a um convívio/relacionamento muito próximo. As pessoas que exercem influência sobre nós podem representar um:
  • Papel esporádico, como aquelas a quem nos dirigimos a solicitar uma informação;
  • Papel secundário, como as que cumprimentamos por ocasionalmente nos terem sido apresentadas;
  • Papel principal, como é o caso dos nossos familiares, professores, amigos, inimigos, patrões, namorados, etc.

Entre nós e todas estas pessoas, realizam-se tentativas mútuas de conhecimento e avaliação que dão origem à formação de impressões sociais, que são processos práticos e eficazes de sabermos como as pessoas são, como agem e porque agem dessa maneira.

Conceito de impressão: noções criadas espontaneamente no contacto com as pessoas, que nos fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reações.

As impressões respeitam à avaliação global de uma pessoa, baseada em informações várias, que podemos obter diretamente ou através de outras pessoas. Estas avaliações permitem a organização da sociedade em categorias, associando-as por afinidades, reduzindo-se desse modo a complexidade do mundo social.

Miguel Monteiro 12°C

quarta-feira, 22 de maio de 2019

O Cérebro



Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso
O responsável por comportamentos complexos e simples: pensamento, memória, imaginação e linguagem.
O processo inicia-se nos órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) que captam as informações (mecanismos de receção). O Sistema nervoso é responsável por interpretar estas informações, eu vai também coordenar e determinar as respostas aos estímulos que receberam (mecanismos de coordenação) e são os músculos e as glândulas que efetuam as respostas (mecanismos de reação).
  • Mecanismos de receção: recebem os estímulos de meio interno e extremo, são os órgãos dos sentidos.
  • Mecanismos de coordenação: são o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico e são estes sistemas que coordenam as informações recebidas e determinam as respostas pelos efetores.
  • Mecanismos de reação: são os músculos e glândulas que são responsáveis por dar respostas e realizar a reação aos estímulos.
Neurónio

O sistema nervoso é constituído por células e aqui podemos encontrar dois tipos:
  • Neurónios
  • Células Gliais
Os neurónios são responsáveis por grande parte das funções do nosso sistema nervoso enquanto que as células gliais fornecem os nutrientes, tais como oxigénio e glicose, que servem de alimento e proteção para os neurónios.
vários tipos de células gliais sendo os astrócitos os que mais se destacam por são os que regulam o desenvolvimento dos neurónios.



Constituição do Neurónio 

Os neurónios são compostos por 3 componentes:



Corpo Celular: contém o núcleo que é o armazém de energia da célula.
Dendrites: são as extensões do corpo celular e são parecidos com os ramos de uma árvore, elas recebem e transmitem informação de e para outras células.
Axónio: é o prolongamento mais extenso do neurónio e é este o responsável para que os neurónios transmitam informação uns para os outros ou entre um neurónio e outras células.

Tipos de Neurónios: 
Existem três tipos de neurónios, todos com diferentes funções:
Neurónios aferentes ou sensoriais: são maioritariamente afetados pelas alterações ambientais. Recolhem e conduzem as mensagens da periferia para centros nervosos tais como o espinal medula e o encéfalo.
Neurónios eferentes ou motores: transmitem as mensagens dos centros nervosos para os órgãos efetores.
Neurónios de conexão ou interneurónios: são responsáveis por interpretar informação e dar as respostas. Este atividade torna possível as nossas funções como a capacidade intelectual, emoções e o nosso comportamento.
Em todos os nossos comportamentos, desde dos complexos aos mais simples, estão sempre envolvidos os três tipos de neurónios. 
Sinapse e Comunicação Nervosa
Não existe relação física entre os neurónios e na transmissão de informação ocorre um processo peculiar. 
As mensagens são transmitidas através da sinapse. 

O que é a Sinapse?
A sinapse é a junção funcional onde vai ocorrer a transmissão de informação entre neurónios ou entre neurónios e células. 
A transmissão de impulsos nervosos é a principal função dos neurónios e quando este é estimulado as suas características químicas alteram-se e produzem uma corrente e esta mesma corrente que circula nos nervos é chamada de influxo nervoso.
Falamos em "mensagem" pois o influxo nervoso é uma instrução que se dá à célula para ela fazer algo. 

Nádia Pacheco, nº 16, 12º C