segunda-feira, 3 de junho de 2019

Relações Interpessoais

Influência Social 


O ser humano é um ser social, e como tal vive em sociedade. Através da socialização, assiste-se à inserção do ser humano nos mais variadíssimos grupos sociais (escola/trabalho/família).
Através desta convivência dá-se a interação social, que não é nada mais do que a influência mútua que os vários membros de um grupo exercem entre si. Durante este processo os membros do grupo vão se modificando, sem muitas vezes terem sequer a noção disso. Por outro lado, também modificam os outros membros do grupo, tudo isto devido à influência mutuamente exercida.

A influência social acontece a partir de 3 processos:

  • Normalização
  • Conformismo
  • Obediência 

Normalização


São as normas/regras sociais que regulam o nosso comportamento, e como tal também o comportamento social. São estas que definem o que está ou não está certo, o que é ou não desejável.
Através do cumprimento das normas assiste-se à uniformização de comportamentos, sendo assim possível prever o comportamento daqueles que nos rodeiam.

As normas traduzem os valores dominantes de uma sociedade, constituindo elementos de coesão grupal, criando assim uma identidade comum (ex: identidade nacional)

Sem normas, a vida em sociedade seria impossível. São as normas que asseguram a estabilidade do nosso viver.



Conformismo


O conformismo é uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou atitudes devido ao efeito de pressão exercido pelo grupo. Esta forma de influência está muito bem retratada na experiência realizada por Solomon Asch, em que a "cobaia" da experiência se vê quase forçada a enganar o seu cérebro dizendo falsamente qual das linhas é a mais pequena. A pessoa sujeita à experiência mente propositadamente para se incluir no grupo de estranhos. 

Fatores como a unanimidade do grupo, a sua importância e a auto-estima do individuo, influenciam fortemente a atitude do sujeito.

Experiência de Solomon Asch


Obediência


A obediência acontece quando as pessoas não se sentem responsáveis pelas ações que levam a cabo, sob ordens de uma figura de autoridade, considerando que esta se responsabiliza pelas consequências dos seus atos.

A obediência está bem patente na experiência realizada por Stanley Milgram, em que a pessoa sujeita à experiência obedece ás instruções dos cientistas, apesar do sofrimento que a experiência causa noutra pessoa.

Experiência de Milgram


Todos nós somos obrigados a obedecer durante a vida, sem a obediência a vida em sociedade não seria possível, mas quando levada ao limite a obediência pode ter repercussões assustadoras é exemplo disso o Holocausto ordenado por Hitler e praticado pelos seus súbditos.

Campo de concentração, Segunda Guerra Mundial


Alguns dos fatores que influenciam a obediência são, a proximidade com a figura de autoridade, a legitimidade da mesma, a proximidade para com a vítima e a pressão do grupo.




THE END

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário