segunda-feira, 3 de junho de 2019

Significados e História Pessoal

As experiências vividas marcam cada indivíduo unicamente, desta forma, uma situação semelhante pode ser encarada de maneira diferente, depende de cada um e da sua experiência. 

A ligação que cada um faz com as suas experiências deve-se essencialmente aos significados atribuídos por cada um.
É através destes significados que cada um atribui que somos capazes de individualizar cada pessoa, situação ou contexto tanto biológico quanto sociocultural. 




Para que consigamos chegar ao significado devemos compreender o sentido que lhe atribuímos. Existe um processo de atribuição de significados pessoais às experiências com caráter subjetivo e outro de caráter objetivo.


Devemos ter em conta ainda que os significados também são produzidos por culturas e por isso podem mudar, desaparecer ou ser substituídos.

Então, desta forma, a história pessoal é influenciada pelas experiências individuais de cada um, que vão ser percebidas objetivamente, ou seja, o que realmente acontece, e por outro lado percebidas subjetivamente, a nossa perceção do que aconteceu. Assim dizemos que história pessoal é influenciada por fatores externos, caráter objetivo e internos caráter subjetivo.


Assim é criada a história pessoal.


Como a história pessoal de cada um é influenciada pelas experiências e a estas são atribuídos significados de caráter objetivo, que são fatores externos e significados de caráter subjetivos, denominados de fatores internos, dizemos então que a história pessoal de cada um é influenciada por fatores externos e fatores internos.


Diz-se então que o ser humano possui uma identidade multifacetada:


- Identidade específica: 
Permite que nos vejamos como pertencentes à espécie humana, dotados de características que nos assemelham, mas que nos distinguem das outras espécies.


                                                 
 

- Identidade sociocultural
Irmana-nos aos seres humanos da nossa cultura, regendo-nos todos por um conjunto de normas e padrões que nos distanciam das outras culturas.







- Identidade individual: 
Leva-nos a pensar em cada um de nós como uma singularidade irrepetível, dotada de características que nos diferenciam de todos os demais.





Lara Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário