quarta-feira, 5 de junho de 2019

Psicologia Aplicada

Psicologia em Portugal

A psicologia atual é o produto de um longo percurso. Foi depois da Segunda Guerra Mundial que a psicologia assistiu a um grande desenvolvimento, que levou ao reconhecimento de diferentes especializações. 



Psicologia Aplicada

Designa-se por psicologia aplicada porque tem uma dimensão prática, intervém em vários contextos, em várias organizações, aplica-se a uma série de situações. 
A complexidade dos problemas da sociedade tem levado a uma progressiva especialização da Psicologia Aplicada. 




Psicologia Educacional 
No mundo ocidental a educação tem uma grande importância ao longo da vida do indivíduo. 
A psicologia educacional intervém em várias instituições, como creches, jardins de infância, universidades, associações,etc. 
Contem psicólogos especialistas nos processos de aprendizagem que têm como grande objetivo a promoção da qualidade do desenvolvimento das pessoas e das suas organizações/instituições trabalhando em busca do melhor método de aprendizagem.




Psicologia trabalho e das organizações 
Numa sociedade cada vez mais moderna, mais industrializada foi necessário aumentar a intervenção de psicólogos nestes tipos de organizações A progressiva complexidade do trabalho, a sua organização e das relações interpessoais daí recorrentes louca psicologia do trabalho e das organizações dividisse a sua relação entre os domínios:

  • A psicologia do pessoal aborda questões relacionadas com a seleção de pessoal a orientação e o  desenvolvimento  das carreiras , avaliação do desempenho,etc. 
  • A psicologia do trabalho aborda questões como a interação homem /máquina organização do trabalho a saúde e a segurança
  • A psicologia das organizações aborda questões com uma motivação a liderança as relações interpessoais a gestão de conflitos
O trabalho de um psicólogo organizacional baseia-se:

  • Analisar a relação entre o  trabalho e as pessoas;
  • Orientar o processo de seleção informação dos trabalhadores;
  • Promover a otimização do trabalho;
  • Analisar os processos de liderança e de gestão dos recursos humanos;
  • Explicar e procurar prever o comportamento das pessoas no contexto do trabalho;
  • Avaliar a motivação e o grau de satisfação dos trabalhadores;
  • Compreender  as relações formais e informais no interior da organização;
  • Procurar compreender e resolver os conflitos;
  • Apoiar no controle e avaliação dos resultados;

Psicologia clínica 

Psicologia clínica é uma área da psicologia aplicada que tem como finalidade a prevenção o diagnóstico e tratamento de pessoas, grupos ou comi dado que apresentam problemas de carácter psicológico. Intervém especialmente ao nível da saúde mental está relacionada com o sofrimento com as dificuldades comportamentais das pessoas e também com perturbações  psicológicas, como a depressão, ansiedade e as doenças mentais.
As situações que podem causar desequilíbrios mentais são: a morte de um familiar um de um amigo o divórcio o meu pela perda afetiva, o desemprego.
O objeto da psicologia clínica é a pessoa, o individo, o sujeito concreto.
A psicologia clínica herda da medicina um método-clínico e um objetivo-diagnosticar e curar. O método  utilizado pelo psicólogo clínico é fundamentalmente a entrevista clínica, E recorre a entrevistas clínicas analisando a forma como fala como se comportam como relata a suas experiências procurar no seu significado e o seu sentido.


Cabe ao psicólogo clínico:

  • Compreender e apoiar o processo de liderar e de se ajustar a situações aversivas;
  • Apoiar a pessoa na elaboração de estratégias para fazer face a situação de crise;
  • Desenvolver atividades de intervenção terapêutica;
  • Intervir em situações em que os outros técnicos de Saúde considerarem  poder existir indícios de perturbações de carácter psicológico;
  • Organizar programa de reabilitação especificamente dirigidas a pessoas que sofrem de doenças crónicas;
O psicólogo clínico intervém em  hospitais, centro de saúde, clínicas, estabelecimentos prisionais, escolas, instituições de assistência social, centros de reeducação e readaptação. 


Psicologia Criminal

A psicologia criminal forense é o Mário que se relaciona com o sistema de justiça e que faz a confluência entre o direito e a psicologia. 
O trabalho de psicólogo criminal é multifacetado, porque é chamado a intervir em contexto e situações muito diversificadas: 
  • Apoiar outros técnicos na seleção informação do pessoal da polícia e guardas prisionais de forma a desenvolver em competências que facilitem as interações com e entre os reclusos; 
  • Fazer o diagnóstico de repouso que apresente interrogações comportamentais como agressividade isolamento e perturbações psicológicas como depressão e crises de identidade, sentimentos de culpa;
  • Avaliar a situação do stress dos agentes da Polícia;
  •  Avaliar a forma como os ricos são tratados no interior do estabelecimento prisional;
  • Testemunhar, se necessário, em tribunal como especialista;



A psicologia recorra vários e distinto metes investigação, mas meta dos não se exclui, a desconversem de forma complementar. Muito fala mais baixo que isto agora t A psicologia recorra vários e distintos metes investigação, mas metros não se exclui, antes conversa de forma complementar.Por outro lado, a diversificação da psicologia em diferentes campos refletem necessidades pessoas ação da pesquisa: o ser humano é estudado nas diferentes perspectivas no seu desenvolvimento no seus contextos sociais e nas suas perturbações.

Francisca Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário