Emoção
A emoção não tem uma definição concreta, há antes um conjunto de características que nos ajudam a distinguir a emoção de afeto ou sentimento.
- As emoções estão associadas com o tempo. Por exemplo, quando algum casal acaba, ambos podem sentir-se tristes, frustrados mas ao fim de duas semanas ou um mês, já não se sentem da mesma maneira como se sentiam no momento.
- As emoções variam de intensidade. Por exemplo, quando experimentamos alguma situação que nos faça sentir emoções negativas, como a morte de um familiar, essas emoções terão um grande impacto na nossa vida mental.
- As emoções refletem-se nas alterações corporais, como as expressões faciais, movimentos gestuais, ou a aceleração do ritmo cardíaco.
- As emoções têm causas e objetos, que surgem a propósito de um acontecimento, de uma pessoa, de uma recordação ou ideia.
- As emoções caracterizam-se pela sua versatilidade, aparecem e desaparecem de repente.
- As emoções determinam-se pela sua polaridade ora são positivas, como a alegria, ora são negativas, como o desgosto ou o medo.
- As emoções são reações a experiências e situações específicas, não se torna hábito uma pessoa ter as mesmas emoções como um ciclo regular.
- A emoção não é determinada pelos factos, mas sim pela interpretação que nós fazemos dos mesmos. Por exemplo, um aluno que tire uma má nota num teste, pode culpabilizar os professores de modo a que sinta ira; ou pode considerar que não estudou o suficiente para o teste e então, sentirá culpa.
Raquel Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário