quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Pirâmide de Maslow


O que é a pirâmide de Maslow? 

A pirâmide de Maslow, também conhecida como a hierarquia das necessidades de Maslow. Foi criada na década de 50 pelo psicólogo Abraham H. Maslow
Pirâmide de Maslow
o objetivo da sua criação era o conjunto de condições necessárias para que o homem alcançasse a satisfação. De acordo com a teoria deste psicólogo o ser humano vive para satisfazer determinadas necessidades e que na sua opinião é o que cria a motivação ao ser humano.
Esta pirâmide é então usada para nos mostrar a hierarquia dessas mesmas necessidades e descreve das mais básicas (as que se encontrar na base) paras as mais complexas (que se encontram no topo), sendo as da base consideradas essenciais para a sobrevivência do ser humanos e as do topo aquelas que são utilizadas para alcançar satisfação tanto a nível pessoal como profissional.

Quais são as necessidades da pirâmide?
  1. Necessidades fisiológicas: são necessidades básicas para manter o corpo saudável e garantir a sobrevivência do ser humano assim como comer, beber e dormir ;
  2. Necessidades de segurança: esta necessidade está relacionada com a proteção do indivíduo e a garantia de soluções para problemas que o sujeito possa ter ; 
  3. Necessidades sociais: estas estão relacionadas com a felicidade humana pois um bom relacionamento com outros indivíduos é essencial para o homem ;
  4. Necessidades de auto estima: este remete para a necessidade que o ser humano tem de reconhecer as suas capacidades assim como quer que os outros a reconheçam ;
  5. Necessidades de auto-realização: São necessárias para que o homem alcance a sua verdadeira satisfação.

Qual é a importância da Pirâmide de Maslow? 

A pirâmide pretende ajudar o ser humano a obter reconhecimento próprio, a sentir-se motivado para tingir os seus objetivos e entender o porquê de os querer atingir.


Nádia Pacheco


                                         

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Depressão


A depressão é o mais comum dos transtornos mentais. De facto, assume, hoje em dia, proporções inimagináveis, sendo que uma em cada quatro pessoas sofre desta condição.

Alguns dos sintomas da depressão são:

  • tristeza prolongada e desinteresse;
  • falta de vontade ou prazer em concretizar actividades que, anteriormente, considerava como agradáveis,;
  • sentir-se sem energia ou com cansaço persistente;
  • manifestar queixas relacionadas com as funções vitais do seu organismo, dando-se uma modificação do apetite (falta ou excesso), alterando também as horas de sono (sonolência ou perda de sono);
  • diminuição gradual do desejo;  
  • sentimento de inutilidade e de não ter qualquer valor; 
  • auto-estima muito diminuída;
  • ter ideias relacionadas com a morte; 
  • sentir-se incapaz de iniciar tarefas que desenvolviam com facilidade.


Existem, essencialmente, de acordo com a investigação científica, duas formas de atuar que são normalmente bem sucedidas: a farmacológica (que requer acompanhamento psiquiátrico) e a intervenção psicoterapêutica que, de acordo com alguns estudos, apresenta melhores resultados a longo prazo.

Geralmente, costuma-se achar que fatores psicológicos e sociais são os grandes causadores da depressão. No entanto, estes tratam-se, na verdade, das consequências e não das causas. Na verdade, o stress, pode ter grande impacto na vida de um indivíduo, sendo possível fazer com que o surgimento da doença acelere, caso este tenha predisposição a desenvolvê-la.

Acredita-se que o aparecimento da depressão está relacionado com questões genéticas, ou seja, se há outros casos na família da doença, existem grandes probabilidades de um indivíduo deste mesmo grupo familiar também a desenvolva em algum momento de sua vida.

Maria Castro



Evolução Do Cérebro Humano




Começando pelos répteis, eles possuem um cérebro que chamaríamos de instintivo. O que isso quer dizer? Imagine como vive uma cobra. Ela se alimenta, dorme, ataca, foge e se reproduz. Assim, trata-se de algo exclusivamente voltado para a sobrevivência.
Caminhemos um pouco mais na escala evolutiva. O cérebro de um mamífero. Trata-se de um cérebro que denominaríamos emocional. A partir daí temos o conceito de sentimentos. Um cachorro fica triste, fica feliz e efectivamente, ele pode se tornar amigo do homem! Mas vale lembrar que ele também tem os instintos bem próximos. Se um cachorro passar fome, os instintos mais primitivos podem aflorar e ele pode atacar uma “presa” que antes não seria óbvia.



O que nos distingue dos outros animais, é o fato de apresentarmos consciência, saber reflexivo. Tal capacidade tornou-nos capazes de criar e descobrir. Aliando trabalho à criatividade, criamos o nosso mundo. Além disso, desenvolvemos uma linguagem eficiente, o que nos possibilita transmitir, acumular e transformar conhecimentos adquiridos ao longo das gerações.

Temos a capacidade de questionar o passado, modificar o presente e planear o futuro. Somos criatura e criador do mundo em que vivemos. Não nascemos prontos pelas “mãos da natureza”. A nossa vida é, em grande medida, um processo de “renascer” contínuo, com a expressão de novas ideias, novas habilidades, novas formas de pensar.

Em síntese, posso concluir que o nosso encéfalo é o órgão mais complexo do nosso corpo, e que evolui muito rapidamente ao longo dos séculos. Uma justificação dessa evolução é a realização de novas tarefas (experiências sensoriais), que por consequência quanto mais evoluído estiver o nosso cérebro vai permitir a realização de novas tarefas, mais conhecimento para por em prática. Esse conhecimento adquirido e acumulado, passa de geração em geração através da nossa linguagem.
Hugo Pinto

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O QUE É A PSICOLOGIA?



Resultado de imagem para PSICOLOGIA


Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. O objetivo da psicologia é diagnosticar, prevenir e tratar distúrbios emocionais e doenças mentais.
A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes
A palavra psicologia provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).              
                                                                                               Tiago Moreira

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Adultério

Resultado de imagem para adúlterio significado

ADULTÉRIO

Adultério é a prática da infidelidade conjugal. Com o tempo, o termo estendeu-se ao sentido de falsificar.

  •  O adultério, como "ato de se relacionar com terceiro na constância do casamento", é considerado uma grave violação dos deveres conjugais por quase todas as civilizações de quase toda a história, sendo que algumas sociedades puniam gravemente a esposa adúltera e/ou a pessoa com quem praticava o ato, sendo ambos passíveis de morte. Historicamente e originalmente a prática de adultério é o crime praticado pela esposa em relação ao marido. Hoje em dia, embora tal discriminação não exista mais nas novas leis dos países ocidentais, ou tenha perdido sua eficácia sociológica, na prática do dia a dia a conduta continua a ser vista de forma diferenciada do original conceito. 
ADULTÉRIO NA ATUALIDADE
  • Nos tempos atuais, esta violação ainda é punível severamente, inclusive com pena de morte para a adúltera e seu cúmplice, em algumas partes do mundo, geralmente nos países orientais. Nos países do ocidente, a punição se dá muito mais brandamente embora ainda se constitua em causa eficiente para o divórcio ou rescisão do casamento. Porém, os relacionamentos com terceiros, eventualmente, são aceitos em algumas circunstâncias como o demonstram as práticas cada vez mais assumidas publica e socialmente de swing e poliamor. 
                                                                                                                    Vasco Sousa

Eros e Thanatos: Instintos de vida e morte de Freud

Resultado de imagem para eros e thanatos


Freud inicialmente descrevia uma classe de unidades conhecidas como os “instintos de vida” e acreditava que essas unidades eram responsáveis por grande parte do comportamento humano.Chegou a acreditar que só esses instintos de vida não poderiam explicar todo o comportamento humano. Freud determinou que todos os instintos caem em uma das duas classes principais: os instintos de vida ou os instintos de morte.


Instinto de Vida (Eros)

Às vezes referidos como instintos sexuais, os instintos de vida são aqueles que lidam com a sobrevivência básica, prazer, e reprodução. Estes instintos são importantes para sustentar a vida do indivíduo, bem como a continuação da espécie. Enquanto eles são frequentemente chamados de instintos sexuais, essas unidades também incluem coisas como: comer, beber, assim como evitar a dor.

 A energia criada pelos instintos de vida é conhecida como libido ( "anseio ou desejo"). Comportamentos frequentemente associados com o instinto de vida incluem amor, cooperação e outras ações pró-sociais.

Instinto de morte (Thanatos)

Freud propôs que “o objetivo de toda a vida é a morte”Ele observou que as pessoas experimentam o instinto de morte  após um evento traumático (ex: como a guerra), que muitas vezes revive a experiência. 

Ele concluiu que as pessoas têm um desejo inconsciente de morrer, mas que este desejo é amplamente temperado pelos instintos de vida. Na visão de Freud, o comportamento auto-destrutivo é uma expressão da energia criada pelos instintos de morte. Quando esta energia é dirigida para fora e para os outros, é expressada como agressão e violência.

                                                                                                              Miguel Monteiro





quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

O Ser Humano Biologicamente e Culturalmente



Para a Psicologia, a Biologia, a Cultura e a História estabelecem uma relação de auto-organização, em que uma não consegue existir sem a outra pois, se algo evolui no nosso corpo irá mudar também a maneira de ser vista pela sociedade e indo assim aos poucos alterando um bocado a cultura e claro, a história.

   Zoon Logon Echon ( animal lógica razão/pensamento)
   Zoon Politikon (animal político) surgirmento das POLIS com os poderes legislativos, executivo e judicial
   Homo Faber (homem que fabrica)
   Homo Laborans (homem que trabalha
   Homo Oeconomicus (homem económico)

   Na biologia encontramos os sentimentos de desejo. É também na biologia que se encontram as necessidades primárias/básicas como comer, sentimento de conforto, abrigo, sexo, e também as necessidades secundárias como o afeto, a aceitação, a estabilidade). Nesta vertente da biologia somos guiados pelos instintos que iriam satisfazer as nossas necessidades.

   A cultura é tudo o que o homem acrescentou a natureza através de normas com o carácter normativo da cultura....  A cultura é feita pela sociedade vivida organizadamente e qualquer pessoa do seu país natal quer o melhor para o seu país.
   Mas, afinal o que é proibido segundo as normas?:                      Incesto;                                                                   Poligamia;                                                             Canivalismo;                                                         Adultério;                                                               Promiscuidade;
                                     Libertonagem;
                                                                                       Bruna Castro nº6 12ºC

vontade e desejo

                                              

Enquanto não soubermos a diferença que existe entre desejo e vontade, será impossível dominarmos o corpo de emoções e termos um controle positivo das nossas vidas no verdadeiro sentido de aproveitá-la como oportunidade de crescimento. 


Podemos dizer que é apenas através do uso de nossa mente e da força de nossa vontade que os desejos, emoções e paixões de nosso corpo astral podem e devem ser sublimados à nossa vontade.



O desejo é efémero e caracteriza-se pela ausência total de domínio dos corpos inferiores. Desejamos através de nossa personalidade, nosso ego inferior.
 Vontade, diferente do desejo que é uma forma primitiva de agir em direção a algo, é um impulso da nossa consciência, dirigido a um fim determinado conscientemente e por meios deliberadamente escolhidos.


Portanto, devemos desenvolver a vontade. No entanto, ela deve sempre ser dirigida e controlada por nossa alma e coração. Uma forma eficiente de desenvolver a vontade e encher de amor e sabedoria é por meio da prática da meditação e da ação desprendida de desejos egoístas.








Beatriz Faria 

sexualidade



SEXUALIDADE


A sexualidade envolve as práticas eróticas do ser humano, suas escolhas de relação afetiva e objetos de desejo. Do mesmo modo que género, a sexualidade é culturalmente estabelecida e tem distinções em diferentes grupos e culturas.

É importante referir que a sexualidade é socialmente construída e diz respeito à orientação sexual, ou seja, quais géneros uma pessoa sente atração sexual ou atração romântica. Existem algumas categorias principais que classificam algumas das possibilidades de atração das pessoas, são elas: heterossexual (quem sente atração por pessoas do género oposto), homossexual (quem sente atração por pessoas do mesmo género) e bissexual (quem sente atração por pessoas de ambos os géneros).


BANDEIRA DA LGBT
Muitas vezes se confunde o conceito de sexualidade com o do sexo propriamente dito. É importante salientar que um não necessariamente precisa vir acompanhado do outro.

Sexualidade é um termo amplamente abrangente que engloba inúmeros fatores e dificilmente se encaixa em uma definição única e absoluta.

A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contacto , atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.






                                                                                                             Ana Sousa

identidade humana


A criança passa por duas gestações: a primeira, no útero materno, segundo determinismos biológicos e a segunda, na matriz social em que se cria, submetida a variadíssimas determinações simbólicas, a primeira de todas a linguagem e os usos rituais e técnicos próprios da sua cultura.


A possibilidade de ser humano só se realiza, efectivamente, através dos outros, dos semelhantes (…). Se a cultura pode definir-se (…) como “o que o homem acrescenta ao homem (natureza)”, a educação é a cunhagem efectiva do humano ali onde só existe como possibilidade; através da aprendizagem (não apenas submetendo-se a ela, mas também rebelando-se contra ela e inovando a partir dela) forjar-se-á a sua identidade pessoal irrepetível.

F. Savater, O Valor de Educar

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A atração pelo proibído

A atração pelo proibído


Nós humanos, como seres sociais que somos, estamos diariamente sujeitos a normas que se traduzem em restrições e proibições. Parece que quando alguma coisa é proibida, perigosa, inacessível ou difícil, ela se torna mais atrativa. Mas já se perguntou o porquê da existência de certas proibições?



É relativamente simples, pois tudo o que foi proibido representa uma tendência da natureza humana, interligando-se com as necessidades biológicas, que teve que ser reprimida em prole da nossa vivência em harmonia e equilíbrio em sociedade.


As limitações que nos são impostas atualmente, principalmente as de caráter moral, estão representadas de alguma forma nos mitos e lendas, passados de geração em geração.
Como é o caso de um mito clássico na História da Filosofia e da tragédia, o mito de Édipo, que foi mais tarde utilizado por Freud para falar do amor dos filhos para com os pais durante a infância (complexo de Édipo).

Desde pequenos são-nos incutidos ideais pela família, escola e sociedade sobre o que é certo e o que é errado, e vão nos sendo impostos determinados limites que não devemos ultrapassar, ou como resultado dessa desobediência teremos que enfrentar consequências negativas. É devido a estas consequências negativas que cumprimos com as normas que nos são impostas. Mas como é evidente, existem sempre os "não alinhados" que tomam rumos diferentes independentemente das consequências.

Como já referido anteriormente, muitas dessas regras estão direcionadas a tendências naturais que são reprimidas pelas tais normas, que podem ser manipuladas com uso da inteligência para procurar novas formas de ultrapassar as próprias regras criadas pela sociedade.


Essa quebra dos limites pode trazer prazer ao indivíduo, para mais se for consciente de que controla a situação e que, se quiser, pode parar a perigosa ação e se distanciar. Isto é conhecido por "medo consciente".

A verdade é que os seres humanos não gostam de proibições nem de imposições, associando-as ao constrangimento da liberdade, que nos é extremamente preciosa.


Faço minhas as palavras de Platão, até porque o Ser Humano é um animal extremamente complexo,confuso e contraditório.

“Sem o proibido, tudo seria um caos, e se tudo fosse proibido, também seria um caos.”
-Platão-


Mariana Pereira


quinta-feira, 29 de novembro de 2018

O Ser Humano enquanto Ser Bio-Psico-Social

Resultado de imagem para o homem enquanto ser biopsicossocial







   O Ser Humano é um Ser Bio-Psico-Social. Isto significa que recebe influencias biológicas, psicológicas e sociais para a formação do indivíduo.


Resultado de imagem para genetica       Resultado de imagem para ser psicologicoResultado de imagem para ser social


    O Homem recebe influências do seu organismo a nível interno ( genética, vírus, bactérias, doenças congênitas, defeitos estruturais, etc...), da sua perceção própria, experiências e vivências do mundo ( ações, pensamentos e sentimentos) e da sua interacção com os diversos grupos sociais (família, amigos,...), a sociedade e a sua cultura.
    Também o Homem Bio-Psico-Social recebe diferentes influências do meio em que vive ao longo da sua vida. Muitas áreas são importantes para a análise do comportamento humano, tais como: afetiva, familiar, conjugal, sexual, interpessoal (amizades), lazer, social, escolar, religiosa, trabalho, biológica (doenças), ambiente cultural, questões morais, regras sociais e costumes.
 
                                                                                                               Miguel Monteiro

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Amnésia


Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo das causas.

Resultado de imagem para amnesia imagens

A amnésia pode ser resultante de causas como:

  • alcoolismo e ou uso de drogas;
  • traumas psicológicos e físicos(por exemplo lesões na cabeça):
  • acidente vascular cerebral(AVC);
  • derrames;
  • infeções;
  • doenças neurodegenerativas( doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios,quando isso acontece o paciente perde suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva ao passar do tempo);
  • tumores.




Resultado de imagem para amnesia imagensA amnésia pode ser classificada em dois diferentes tipos:
  1. Amnésia anterógrada-caracteriza-se pelaincapacidade de lembrar novas informações.
  2. Amnésia retrógada-é a incapacidade de se lembrar do passado.




Existem vários tipos de amnésia, como:

Amnésia global transitória-a amnésia dura apenas algumas horas, não ultrapassa um dia, e a recuperação é completa, sendo assim o sujeito não consegue-se lembrar do que aconteceu naquele espaço de tempo.
Amnésia psicogênica- é uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos, a memória quase sempre volta alguns dias após do começo da amnésia, mas em alguns casos, o paciente perde a memória de alguns momentos da sua vida.
Resultado de imagem para alcool e drogasAmnésia alcoólica-quando o efeito do alcool passar  o sujeito não se lembra de nada que se passou durante o momento em estava alcoolizada.






Dependendo da causa a amnésia pode ser:
  • Temporária, como acontece após traumatismo craniano.
  • Permanente e inalterável, que pode ser causado por um acidente vascular cerebral que afete grande parte do cérebro.
  • Progressiva, como a doença de Alzheimer.


Resultado de imagem para psicólogos com pacientes
Tratamento para a amnésia:

 Acompanhamento psicológico e reabilitação cognitiva para que o sujeito aprender a lidar com a perda da memória e estimule outros tipos de memória para compensar o que foi perdido, e desenvolver estratégias para viver com a perda de memória.










Realizado por: Ana Costa 

terça-feira, 27 de novembro de 2018

desenvolvimento psicossexual

 Fases Desenvolvimento Infantil- Freud 


Sigmund Freud foi um dos psicólogos mais influentes, criou diversas teorias conservadoras e radicais .
 A mais conhecida é a teoria de desenvolvimento psicossexual,  onde descreveu o desenvolvimento das crianças durante a infância. Freud acreditava que as experiências da infância eram responsáveis pela formação da personalidade adulta. Concluindo que a infância assume um papel importante no comportamento na vida futura. 









Fase Oral
Faixa Etária: nascimento até 1 ano

A primeira fase de desenvolvimento da criança concentra-se na região oral, a boca é vital para comer mas também é a forma de estar em contacto com o mundo. Nesta altura a criança é totalmente dependente dos progenitores, especialmente pela mãe, pois, o seio vai ser o principal meio de prazer através da sucção. Nesta fase a criança desenvolve sentimentos de confiança e de conforto através da estimulação oral. 
Esta fase termina com o desmame que caso não seja aceitável pela parte da criança, no futuro pode vir a ter problemas de dependência e agressão refugiando-se na bebida ou no tabaco.  


Fase Anal 
Faixa Etária: 2-3 anos 

A criança nesta fase aprende a controlar as suas necessidades corporais, e a lidar com a sua higiene intima levando a um sentimento de realização e independência.




Fase Fálica 
Faixa Etária: 4-6 anos

É a fase mais importante para a vida sexual de uma criança. As crianças começam a conhecer melhor o seu corpo, as suas semelhanças e a suas diferenças, nomeadamente começam a fazer a distinção entre o sexo masculino e o sexo feminino. Nesta altura surge o complexo de Édipo, é um complexo de sentimentos (amor, ódio, paixão, medo, ciumes) sentir desejos sexuais em relação ao progenitor do sexo oposto. O menino passa a ter uma atracão pela mãe e vê o seu pai como um inimigo, como um rival, tendo por vezes objetivo de afastar o seu pai da sua mãe. 





Fase da Latência

Faixa Etária- 6 até á puberdade 

Fase mais importante para o desenvolvimento de habilidades sociais, da comunicação e para o desenvolvimento da autoconfiança. 
As crianças entram na escola e tornam-se mais preocupados com as relações entre colegas.







Fase Genital
Faixa Etária- da puberdade até ao fim da vida


Fase final do desenvolvimento psicossexual, o individuo passa a desenvolver um forte interesse sexual pelo sexo oposto, onde o individuo começa a criar a sua identidade adulta.




Francisca Ribeiro