Amnésia é a perda de memória que pode ser total ou parcial, constante ou episódica, temporária ou permanente dependendo das causas.
A amnésia pode ser resultante de causas como:
- alcoolismo e ou uso de drogas;
- traumas psicológicos e físicos(por exemplo lesões na cabeça):
- acidente vascular cerebral(AVC);
- derrames;
- infeções;
- doenças neurodegenerativas( doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível de neurônios,quando isso acontece o paciente perde suas funções motoras, fisiológicas e/ou sua capacidade cognitiva ao passar do tempo);
- tumores.
- Amnésia anterógrada-caracteriza-se pelaincapacidade de lembrar novas informações.
- Amnésia retrógada-é a incapacidade de se lembrar do passado.
Amnésia global transitória-a amnésia dura apenas algumas horas, não ultrapassa um dia, e a recuperação é completa, sendo assim o sujeito não consegue-se lembrar do que aconteceu naquele espaço de tempo.
Amnésia psicogênica- é uma amnésia temporária que ocorre devido a traumas psicológicos, a memória quase sempre volta alguns dias após do começo da amnésia, mas em alguns casos, o paciente perde a memória de alguns momentos da sua vida.
Amnésia alcoólica-quando o efeito do alcool passar o sujeito não se lembra de nada que se passou durante o momento em estava alcoolizada.
Dependendo da causa a amnésia pode ser:
- Temporária, como acontece após traumatismo craniano.
- Permanente e inalterável, que pode ser causado por um acidente vascular cerebral que afete grande parte do cérebro.
- Progressiva, como a doença de Alzheimer.
Tratamento para a amnésia:
Acompanhamento psicológico e reabilitação cognitiva para que o sujeito aprender a lidar com a perda da memória e estimule outros tipos de memória para compensar o que foi perdido, e desenvolver estratégias para viver com a perda de memória.
Realizado por: Ana Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário