Nós humanos, como seres sociais que somos, estamos diariamente sujeitos a normas que se traduzem em restrições e proibições. Parece que quando alguma coisa é proibida, perigosa, inacessível ou difícil, ela se torna mais atrativa. Mas já se perguntou o porquê da existência de certas proibições?
É relativamente simples, pois tudo o que foi proibido representa uma tendência da natureza humana, interligando-se com as necessidades biológicas, que teve que ser reprimida em prole da nossa vivência em harmonia e equilíbrio em sociedade.
As limitações que nos são impostas atualmente, principalmente as de caráter moral, estão representadas de alguma forma nos mitos e lendas, passados de geração em geração.
Como é o caso de um mito clássico na História da Filosofia e da tragédia, o mito de Édipo, que foi mais tarde utilizado por Freud para falar do amor dos filhos para com os pais durante a infância (complexo de Édipo).
Desde pequenos são-nos incutidos ideais pela família, escola e sociedade sobre o que é certo e o que é errado, e vão nos sendo impostos determinados limites que não devemos ultrapassar, ou como resultado dessa desobediência teremos que enfrentar consequências negativas. É devido a estas consequências negativas que cumprimos com as normas que nos são impostas. Mas como é evidente, existem sempre os "não alinhados" que tomam rumos diferentes independentemente das consequências.
Como já referido anteriormente, muitas dessas regras estão direcionadas a tendências naturais que são reprimidas pelas tais normas, que podem ser manipuladas com uso da inteligência para procurar novas formas de ultrapassar as próprias regras criadas pela sociedade.
Essa quebra dos limites pode trazer prazer ao indivíduo, para mais se for consciente de que controla a situação e que, se quiser, pode parar a perigosa ação e se distanciar. Isto é conhecido por "medo consciente".
A verdade é que os seres humanos não gostam de proibições nem de imposições, associando-as ao constrangimento da liberdade, que nos é extremamente preciosa.
Faço minhas as palavras de Platão, até porque o Ser Humano é um animal extremamente complexo,confuso e contraditório.
“Sem o proibido, tudo seria um caos, e se tudo fosse proibido, também seria um caos.”
Mariana Pereira
Sem comentários:
Enviar um comentário