Para Freud, o prazer sexual baseia-se em todas as sensações agradáveis que o corpo possa sentir, não se focando apenas na zona genital.
Para chegar ao final do desenvolvimento psicossexual, o Homem passa por cinco estádios:
1º- Estádio Oral (0-12/18 meses)
Durante os primeiros meses de vida, o bebé obtém prazer através da boca, podendo ser obtido com a alimentação no seio da mãe ou então com o sugar de objetos, como a chupeta por exemplo.
Neste estádio, o bebé ganha o medo de "perder a mãe", de modo a que nesta fase, a relação mãe-bebé seja extremamente importante para formação da ambivalência.
Durante este estádio, o bebé depara-se com o seu primeiro conflito e o seu primeiro contacto com as exigências sociais, o desmame.
2º- Estádio Anal (12/18 meses - 3/4 anos)
Neste estádio, a criança começa a sentir prazer através do ânus, obtendo-o com a retenção e expulsão de fezes.
É neste estádio que a criança aprende a controlar os músculos do local, começando assim a controlar os seus impulsos e a perceber que há locais apropriados e inapropriados para o efeito.
Durante este estádio surgem conflitos em relação à higiene, quanto a este assunto a exigência dos pais deve ser moderada, de modo a evitar que a criança tenha um desenvolvimento inapropriado do ego e do superego, devido ao facto de contrariar as pulsões do ID.
3º- Estádio fálico (3/4 anos - 5/6 anos)
É neste estádio que as crianças se começam a aperceber das diferenças sexuais que existem entre o sexo feminino e o sexo masculino.
A criança passa a viver um conflito com o seu desenvolvimento sexual, o complexo de Édipo.
As crianças começam a querer ser amadas e a querer destruir todos os obstáculos que as possam afastar da satisfação.
Neste estádio, a criança do sexo masculino começa a sentir o "medo da castração", enquanto que, a criança do sexo feminino começa a vivenciar o "complexo de castração".
4º- Estádio de latência (5/6 anos - puberdade)
Este estádio marca um acontecimento muito importante na vida das crianças, a entrada na escola.
As experiências do estádio fálico ficam recalcadas no inconsciente, sendo esquecidas pela criança, o que faz com que os impulsos sexuais desapareçam, dando lugar a ocupações socialmente aprovadas, a aprendizagem escolar.
Os processos de identificação com o progenitor do mesmo sexo aumentam devido à superação do complexo de Édipo.
Com esta fase, certos sentimos são intensificados, como a vergonha, a culpa, o nojo e o orgulho. Os mecanismos de defesa acabam por também ficar mais intensos.
5º- Estádio Genital (após a puberdade)
As experiências do estádio fálico ficam recalcadas no inconsciente, sendo esquecidas pela criança, o que faz com que os impulsos sexuais desapareçam, dando lugar a ocupações socialmente aprovadas, a aprendizagem escolar.
Os processos de identificação com o progenitor do mesmo sexo aumentam devido à superação do complexo de Édipo.
Com esta fase, certos sentimos são intensificados, como a vergonha, a culpa, o nojo e o orgulho. Os mecanismos de defesa acabam por também ficar mais intensos.
5º- Estádio Genital (após a puberdade)
Nesta fase, durante a adolescência, devido ao desenvolvimento genital e da produção de hormonas, os impulsos sexuais que se encontravam "adormecidos" no estádio de latência voltam a aparecer.
Neste estádio podem ser revividos conflitos dos estádios anteriores, especialmente o complexo de Édipo.
De acordo com Freud, para que o desenvolvimento psicossexual seja feito de uma forma natural, os progenitores devem ser excluídos enquanto "fontes" do impulso sexual, para que assim, o adolescente consiga ultrapassar finalmente os conflitos do estádio fálico.
Sara Silva, nº18
Neste estádio podem ser revividos conflitos dos estádios anteriores, especialmente o complexo de Édipo.
De acordo com Freud, para que o desenvolvimento psicossexual seja feito de uma forma natural, os progenitores devem ser excluídos enquanto "fontes" do impulso sexual, para que assim, o adolescente consiga ultrapassar finalmente os conflitos do estádio fálico.
Sara Silva, nº18
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