quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Hereditariedade

O que é a hereditariedade? 

É o conjunto de processos relativos à transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos, que são transmitidos dos ascendentes aos seus descendentes.


Os dois tipos de hereditariedade: 


Hereditariedade específica: é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. 

Hereditariedade individual: conjunto de agentes genéticos que agem sobre as características próprias do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros, fazendo assim que os filhos tenham características de seus pais.

Como é que pode influenciar o ser humano?



Influência o ser humano nas características físicas (como a cor da pele, dos olhos, do cabelo) e actua também sobre as estruturas orgânicas (como o sistema nervoso) que são muito importantes para o comportamento humano. 




Doenças genéticas e Doenças hereditárias

Todas as doenças hereditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéticas são hereditárias. Isto acontece porque as doenças genéticas são desenvolvidas a partir de um erro no material genético que pode aparecer pela primeira vez na família, como o síndrome de Down. Enquanto que as doenças hereditárias mostram a probabilidade que uma pessoa tem para ter um certo problema, mas isso não quer dizer obrigatoriamente que o terá.

Exemplos de algumas doenças hereditárias:
  • Alzheimer precoce
  • Diabetes 
  • Insónia Familiar Fatal
  • Esquizofrenia 
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) 


Lara Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário