domingo, 26 de maio de 2019

Processos fundamentais da cognição social- Impressões


As pessoas que passam pela nossa vida distribuem-se por escalões que vão da indiferença quase completa a um convívio/relacionamento muito próximo. As pessoas que exercem influência sobre nós podem representar um:
  • Papel esporádico, como aquelas a quem nos dirigimos a solicitar uma informação;
  • Papel secundário, como as que cumprimentamos por ocasionalmente nos terem sido apresentadas;
  • Papel principal, como é o caso dos nossos familiares, professores, amigos, inimigos, patrões, namorados, etc.

Entre nós e todas estas pessoas, realizam-se tentativas mútuas de conhecimento e avaliação que dão origem à formação de impressões sociais, que são processos práticos e eficazes de sabermos como as pessoas são, como agem e porque agem dessa maneira.

Conceito de impressão: noções criadas espontaneamente no contacto com as pessoas, que nos fornecem um quadro interpretativo para as julgarmos no que elas são e nas suas reações.

As impressões respeitam à avaliação global de uma pessoa, baseada em informações várias, que podemos obter diretamente ou através de outras pessoas. Estas avaliações permitem a organização da sociedade em categorias, associando-as por afinidades, reduzindo-se desse modo a complexidade do mundo social.

Miguel Monteiro 12°C

quarta-feira, 22 de maio de 2019

O Cérebro



Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso
O responsável por comportamentos complexos e simples: pensamento, memória, imaginação e linguagem.
O processo inicia-se nos órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) que captam as informações (mecanismos de receção). O Sistema nervoso é responsável por interpretar estas informações, eu vai também coordenar e determinar as respostas aos estímulos que receberam (mecanismos de coordenação) e são os músculos e as glândulas que efetuam as respostas (mecanismos de reação).
  • Mecanismos de receção: recebem os estímulos de meio interno e extremo, são os órgãos dos sentidos.
  • Mecanismos de coordenação: são o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico e são estes sistemas que coordenam as informações recebidas e determinam as respostas pelos efetores.
  • Mecanismos de reação: são os músculos e glândulas que são responsáveis por dar respostas e realizar a reação aos estímulos.
Neurónio

O sistema nervoso é constituído por células e aqui podemos encontrar dois tipos:
  • Neurónios
  • Células Gliais
Os neurónios são responsáveis por grande parte das funções do nosso sistema nervoso enquanto que as células gliais fornecem os nutrientes, tais como oxigénio e glicose, que servem de alimento e proteção para os neurónios.
vários tipos de células gliais sendo os astrócitos os que mais se destacam por são os que regulam o desenvolvimento dos neurónios.



Constituição do Neurónio 

Os neurónios são compostos por 3 componentes:



Corpo Celular: contém o núcleo que é o armazém de energia da célula.
Dendrites: são as extensões do corpo celular e são parecidos com os ramos de uma árvore, elas recebem e transmitem informação de e para outras células.
Axónio: é o prolongamento mais extenso do neurónio e é este o responsável para que os neurónios transmitam informação uns para os outros ou entre um neurónio e outras células.

Tipos de Neurónios: 
Existem três tipos de neurónios, todos com diferentes funções:
Neurónios aferentes ou sensoriais: são maioritariamente afetados pelas alterações ambientais. Recolhem e conduzem as mensagens da periferia para centros nervosos tais como o espinal medula e o encéfalo.
Neurónios eferentes ou motores: transmitem as mensagens dos centros nervosos para os órgãos efetores.
Neurónios de conexão ou interneurónios: são responsáveis por interpretar informação e dar as respostas. Este atividade torna possível as nossas funções como a capacidade intelectual, emoções e o nosso comportamento.
Em todos os nossos comportamentos, desde dos complexos aos mais simples, estão sempre envolvidos os três tipos de neurónios. 
Sinapse e Comunicação Nervosa
Não existe relação física entre os neurónios e na transmissão de informação ocorre um processo peculiar. 
As mensagens são transmitidas através da sinapse. 

O que é a Sinapse?
A sinapse é a junção funcional onde vai ocorrer a transmissão de informação entre neurónios ou entre neurónios e células. 
A transmissão de impulsos nervosos é a principal função dos neurónios e quando este é estimulado as suas características químicas alteram-se e produzem uma corrente e esta mesma corrente que circula nos nervos é chamada de influxo nervoso.
Falamos em "mensagem" pois o influxo nervoso é uma instrução que se dá à célula para ela fazer algo. 

Nádia Pacheco, nº 16, 12º C